Análise bayesiana de modelos espaço-temporais para taxas ou proporções: Uma aplicação a dados de fogos florestais em Portugal

Bolseiro:

João Vasco Certal Afonso

Orientador(es):

Giovani Loiola da Silva IST e CEAUL

Tipo de bolsa

Bolsa de Investigação (BII)

Estado do projeto:

Finalizada

Introdução

A análise de modelos espaço-temporais tem tido um avanço ultimamente devido sobretudo à acessibilidade aos sistemas de informação geográfica (GIS) e ao avanço de métodos computacionais (bayesianos). Este plano de trabalhos visa analisar modelos para dados espaço-temporais com taxas ou proporções indexadas por áreas georreferenciadas ou agregadas espacialmente. Modelos hierárquicos bayesianos são aqui adotados para modelar taxas ou proporções, com o uso de funções suavizadoras (splines) visando fornecer uma maior flexibilidade aos efeitos esapaço-temporais não lineares fixos ou aleatórios. A motivação deste trabalho reporta-se a dados de incêndios florestais em Portugal. Os incêndios florestais estão a aumentar como resultado das mudanças climáticas, afetando grandes áreas em várias regiões do mundo, incluindo Portugal continental.

Objetivos

  • Explorar a metodologia bayesiana na análise estatística de modelos espaço-temporais para taxas ou proporções,
  • Usar software específico para dados espaciais
  • Ilustrar a metodologia proposta com a análise de incêndios florestais em Portugal avaliando a sua performance e interpretando os seus principais resultados.

Síntese do Plano de Trabalho

  1. Elaborar uma pesquisa bibliográfica sobre trabalhos recentes de modelos espaçotemporais para taxas e proporções,
  2. Empregar modelos lineares e aditivos generalizados mistos para dados espaço-temporais,
  3. Utilizar software bayesiano baseado em métodos de Monte Carlo via cadeia de Markov (MCMC) ou método de aproximações de Laplace encaixadas e integradas (INLA),
  4. Analisar dados de incêndios florestais
    disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF),
  5. Divulgar o trabalho produzido quer em encontros nacionais ou internacionais quer em revista especializada da área.

Resultados Esperados

Espera-se apresentar pelo menos uma comunicação em encontros científicos nacionais ou internacionais, bem como uma publicação de artigo em revistas nacionais ou internacionais da área, com destaque à motivação do trabalho.