Análise espaço temporal das hospitalizações devido às doenças cérebro-cardiovasculares em Portugal – uma abordagem de mapeamento de doenças

Jéssica Maarques

FCUL

Local: Zoom

16 de novembro 2022 (4.ª feira), 14:00

Abstract:

As doenças cérebro-cardiovasculares são todas as doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares). Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), as doenças cérebro-cardiovasculares são a maior causa de morte em Portugal e, este fator foi o motor de arranque para a realização deste projeto.
Um dos objetivos deste projeto passa por caracterizar a distribuição espacial e temporal das admissões hospitalares devido às doenças cérebro-cardiovasculares e os seus fatores de risco. Para além disso, este projeto visa a deteção e avaliação de um padrão espacial e temporal deste tipo de doenças em Portugal Continental (ao nível do concelho e do distrito) e identificar os regressores, relativos a características sociodemográficas, acesso a serviços de saúde e fatores de risco, que melhor explicam esta variação espacial e temporal.
Para detetar e avaliar padrões a nível espacial e temporal, recorreu-se ao mapeamento de doenças através de modelos bayesianos hierárquicos.

Seminário no no âmbito do Mestrado em Bioestatística