Cancro e tabagismo: um estudo ecológico em Portugal Continental

Sara Duarte
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

Local: 8.2.11

9 de novembro 2022 (4.ª feira), 15:30

Abstract:

O cancro é a segunda causa de morte em Portugal. A exposição ao tabaco está identificada como um carcinogéneo com elevada importância e relevância. Para quantificar o número de cancros que poderiam ser evitados se não existisse consumo de tabaco, este estudo estima o número de cancros incidentes atribuíveis ao consumo de tabaco, em Portugal Continental para o ano de 2008, de acordo com os dados oficiais disponíveis.
A prevalência de consumo de tabaco foi obtida no Inquérito Nacional de Saúde 1998/99, os riscos relativos de consumo de tabaco foram retirados da literatura e o número de casos incidentes por sexo, grupo etário e NUTS II foram solicitados aos Registos Oncológicos Regionais, para o ano 2008. A estimativa das frações atribuíveis populacionais e do número de casos de cancro incidentes foram calculadas para cada cancro, por sexo, grupo etário e NUTS II utilizando a fórmula original de Levin.
Em 2008, 11,3 % (4.893,1 de 43.312) de todos os cancros diagnosticados em Portugal Continental, poderiam ser atribuíveis ao consumo de tabaco. O número de cancros atribuíveis, assim como os valores de FAP estimados, foram superiores no sexo masculino.

Seminário no no âmbito do Mestrado em Bioestatística