Data Science com R: Testes de Hipóteses e Intervalos de Confiança em R

 

Datas: 

21/05 e 28/05/2022

Local:

Online via Cisco Webex

Formador:

Ricardo São João

Ricardo São João é licenciado em Matemáticas Aplicadas, ramo Estatística e Investigação Operacional e Mestre em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas. O interesse pela área da saúde levou-o a concluir a sua pós-graduação em Epidemiologia e o seu PhD em Ciências da Vida na especialidade de Bioestatística. Ricardo São João tem-se dedicado à modelação estatística com um elevado background computacional. O entusiasmo e paixão pelo ensino aliado ao desafio de modelação de fenómenos complexos com grande impacto na saúde e bem-estar das populações fá-lo-ão sentir-se duplamente motivado.Professor no Ensino Superior desde 2001 ministra cursos graduados, pós-graduados e de curta duração com especial ênfase na manipulação de software estatístico (SPSS e R).

É membro do CEAUL com interesses de investigação em: Estatística Multivariada e Espacial, Bioestatística e Epidemiologia.

Sobre:

Serão ministrados os principais conceitos estatísticos relacionados com a estimação pontual, por intervalo, inferência estatística, testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos (formulação de hipóteses, tipologia de erros, regra de decisão) dirigidos a um e dois grupos.


Program:

  • Testes de Ajustamento de uma amostra a uma distribuição teórica, em particular teste à normalidade (Kolmogorov Smirnov e Shapiro Wilk)
    Testes de hipóteses para uma população: teste ao valor esperado; teste à proporção e teste à variância.
  • Testes paramétricos para duas populações: testes à diferença entre valores esperados de duas populações (amostras independentes e emparelhadas): Teste t-student, Teste de Welch e Teste t-pares
  • Testes não-paramétricos para a localização relativa de duas populações (amostras independentes e emparelhadas): Teste de Mann-Whitney, Teste dos Sinais e Teste de Wilcoxon.

Serão ministrados os principais conceitos inerentes aos testes que permitam a comparação de dois grupos. Todos os referidos testes serão acompanhados pelas respetivas condições de aplicabilidade, formulação de hipóteses, tomada de decisão e interpretação dos resultados.

Preço:

95€  (Isento de IVA)

Mais informações aqui

Parceria GADES SOLUTIONS e CEAUL