Dimensão da amostra: cálculos e reflexões

 

Datas: 

18 de novembro, 26 de novembro, 3 de dezembro 

Local:

14:30-17:30 (hora de Lisboa) – Por ZOOM

Destinatários:

Estudantes de mestrado e doutoramento de áreas aplicadas e profissionais da área da estatística que desejem conhecer alguns problemas muito frequentes na prática

Coneúdos

▪ Conceitos gerais: parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais
▪ A estatística conta no cálculo, mas há muitas outras dimensões a considerar (e.g., orçamento, tempo, recursos humanos e materiais, aspetos éticos)
▪ As fórmulas para as situações mais habituais em estudos transversais
▪ As fórmulas para as situações mais habituais em estudos experimentais
▪ Programas gratuitos que podem ajudar nos cálculos
▪ Como reportar o cálculo e a justificação da dimensão amostral final em artigos científicos e em teses académicas

Inscrições : Até 10 de novembro 2022 – Inscreva-se aqui!
Pagamento da inscrição | Loja online da Z-Stat4life

Formadora: Luzia Gonçalves – É a mentora da z-Stat4life®, sendo doutorada em Estatística Experimental e Análise de Dados pela Universidade de Lisboa, onde também concluiu a sua licenciatura e mestrado em Probabilidades e Estatística. Há mais de vinte anos que trabalha no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade
Nova de Lisboa, sendo Professora Auxiliar de Bioestatística nos diversos cursos de mestrado e doutoramento dessa instituição. Em termos de investigação e ensino, coordenou e integrou diversas equipas nos países africanos de expressão portuguesa.
Os seus trabalhos científicos foram publicados em revistas e jornais internacionais de diferentes áreas desde: estatística, saúde pública internacional, saúde global, medicina tropical, ambiente, planeamento urbano e ciências biomédicas.

Referência Projeto: Projecto FCT: UIDB/00006/2020