Métodos Robustos para ANOVA a Um e a Dois Fatores / Aleitamento Materno em Portugal: Fatores Associados à Duração e ao Abandono Precoce

 

  • Profª Conceição Amado – Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) / Drª Sílvia Mendonça – Sociedade Portugesa de Reumatologia
  • FCUL (DEIO) – Campo Grande – Bloco C6 Piso 4 – Sala 6.4.30 – 16:00h
  • Quarta-feira, 20 de Novembro de 2013
  • Referência Projeto: PEst-OE/MAT/UI0006/2011
 
Seminário 1

Abstract:

Todos os ramos de atividade, onde a experimentação é essencial, não dispensam o uso de Análise de Variância (ANOVA), técnica altamente flexível que permite aos utilizadores compreender a natureza e a possibilidade de medir a magnitude dos efeitos e interações de uma infinidade de fatores que, naturalmente ou artificialmente, podem contribuir para a explicação do fenómeno que estão a estudar. A aplicação adequada da ANOVA baseia-se em várias suposições subjacentes ao modelo e se essas suposições são violadas os resultados podem ser enganadores e não servem para descrever a realidade. Para controlar os efeitos dos desvios em relação aos pressupostos do modelo são necessários métodos robustos (Kulinskaya e Dollinge, 2007). Após uma breve revisão sobre a estimação robusta e testes em ANOVA vamo-nos concentrar em modelos ANOVA a um e dois fatores e introduzir uma abordagem simples e robusta.

(Trabalho realizado em colaboração com Ana M. Pires e João A. Branco)

Seminário 2

Abstract:

Embora seja conhecido que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar o recém-nascido, as taxas de amamentação ficam frequentemente abaixo das recomendadas pelas autoridades de saúde pública. A amamentação é um fenómeno complexo, influenciado por características maternas de ordem fisiológica, social e psicológica. Aumentar as taxas de amamentação torna-se, portanto, um processo difícil. Este trabalho contribui para a compreensão da problemática da amamentação em Portugal através da análise de dados observacionais sobre práticas da amamentação e seus determinantes.
Foi construído um modelo de regressão de Cox para identificar determinantes demográficos, biológicos, sociais e psicológicos da duração da amamentação. Foi feita uma hierarquização das variáveis  em blocos de forma a refletir as relações causais e temporais entre  os vários níveis de determinantes.
Foi também construído um modelo de regressão logística com o  objetivo de estudar o efeito do aconselhamento pelos profissionais de  saúde no sucesso na amamentação, definido como o atingimento da  duração previamente planeada. Em particular, as variáveis de interesse referem-se ao aconselhamento sobre benefícios, técnicas e  dificuldades da amamentação.

NOTA: Trabalho realizado no âmbito do projeto de mestrado em Bioestatística, em colaboração com o Instituto de Medicina Preventiva (FMUL).