Otimização em Problemas de Engenharia: Desenho de parques eólicos e Gestão de Fontes de Energia Renováveis em Smart Grids

Adelaide Cerveira

                                                                             UTAD

Local: ZOOM  – Link

23 de novembro 2022 (4.ª feira), 14:00

Abstract:

O aumento da população mundial e o desenvolvimento de novas economias, aumentaram a procura de recursos energéticos, em larga escala. 
A energia eólica está a tornar-se uma importante fonte de produção de energia elétrica. Num parque eólico onshore, a energia elétrica é recolhida numa subestação a partir das várias turbinas eólicas que o constituem, através de cabos elétricos colocados sobre valas terrestres. Neste trabalho considera-se o problema de otimização do desenho de parques eólicos, assumindo que as localizações da subestação e das turbinas eólicas são conhecidas, e se dispõe de um conjunto de cabos elétricos que se podem utilizar.  O problema é definido como um modelo de Programação Linear Inteira, que é depois reforçado com diferentes conjuntos de desigualdades válidas.
Para além disso, as fontes de produção renovável e as baterias de armazenamento, surgem como opções para o desenvolvimento de Smart Grids. Através de um modelo de otimização de Programação Linear Inteira Mista (MILP), estuda-se o efeito de fontes de produção renovável e de sistemas de armazenamento numa rede elétrica, de forma a maximizar o lucro do Virtual Power Plant (VPP)
 

Joint seminar CEMAT and CEAUL