Coleção osteológica da Academia das Ciências de Lisboa relacionada com o terramoto de 1755: Investigação realizada de julho de 2020 a julho de 2021

Grupo de trabalho pertencente ao protocolo CEAUL/ACL no âmbito do FCT Project UID/MAT/00006/2019 e FCT Project UIDB/00006/2020 Contactos: cristiana.pereira@fmd.ul.pt (Cristiana Palmela Pereira). rui.santos@ipleiria.pt (Rui Santos);
No âmbito do protocolo com a Academia das Ciências de Lisboa de 2019, os estudos com a coleção osteológica continuam no sentido de caracterizar esta população. O trabalho desenvolvido este ano 2020-2021 caracterizou-se por 3 tarefas distintas.
Tarefa 1

Objetivo: Organização e atualização da coleção óssea referente ao terramoto de 1755 de Lisboa exposta no museu da Academia das Ciências de Lisboa.
Descrição: Organização e divisão dos ossos previamente catalogados, desenvolvimento de descrições e distribuição no espaço do museu das peças ósseas que são representativas da população referente ao terramoto de 1755 de Lisboa.

Tarefa 2

Objetivo: Análise forense com a caraterização da bioafinidade populacional desta população catastrófica através de parâmetros dentários que representa a bioafinidade populacional da população de Lisboa em 1755.
Descrição: Este trabalho de investigação laboratorial está inserido no projeto que consiste na apresentação e caraterização das evidências físicas, osteológicas e dentárias de restos esqueletizados humanos –esqueleto craniano, pós-craniano e dentário –, recuperados nas escavações arqueológicas realizadas em 2004, na Ala Sul do Claustro da Academia das Ciências de Lisboa, e atribuídos à população catastrófica do Terramoto de 1755.

Tarefa 3

Objetivo: Descrição paleodemográfica da população catastrófica através de ossos longos do membro inferior e do membro superior – dimorfismo sexual, estimativa da estatura, estimativa da idade, paleopatologia, tafonomia e número mínimo de indivíduos.
Descrição: É uma tarefa em decurso que consiste em separação dos ossos longos inferiores tíbia e perónio e dos ossos longos superiores úmero, cúbito e rádio, na realização de medições lineares de várias medidas desses ossos e seu registo para numa outra fase ser possível a construção de vários índices para análise forense da população catastrófica do Terramoto de 1755.

Alunos nº: 14

Sofia Matos, Daniel Oliveira, Guilherme Borges, Madalena Tropa, Beatriz Bento, Carolina Flamino, Leonor Ferreira, Matilde Martins, Rita Laureano, Inês Francisco (desde 2019)

Tatiana Major, Raquel Carvalho, Vitória Lameiro, Patrícia Antunes (entraram em setembro 2020)