O Centro

O CEAUL foi fundado em 1975 pelo Prof. J. Tiago de Oliveira, podendo dizer-se que foi o berço da investigação em Probabilidades e Estatística no nosso País. A grande maioria dos actuais Mestres e Doutorados nestas áreas, são (ou foram) elementos deste Centro, ou foram orientados por elementos que a ele pertencem.O CEAUL albergou no seu início outras áreas, tais como Ciência da Computação e Investigação Operacional. Devido ao grande desenvolvimento verificado nestas áreas durante a década de 80, deu-se a separação inevitável a área da Ciência da Computação criou autonomia em 1985; em 1993 deu-se a separação da área da Investigação Operacional, elementos da linha de acção em Optimização e Aplicações, já que o número dos seus elementos e a actividade científica por eles desenvolvida justificava plenamente a existência de uma Unidade independente.O CEAUL é uma unidade I&D junto do DEIO/FCUL, sendo esta a Instituição de Acolhimento, disponibilizando instalações e infra-estruturas necessárias à prossecução das suas actividades, gestão orçamental a cargo da FFCUL, facultando-lhe a colaboração de um técnico de secretaria vinculado à Unidade de Acolhimento FCUL, de forma a cumprir com o disposto no artigo 2 do Regulamento do Programa de Financiamento Plurianual de I&D – 2007. O financiamento do CEAUL é assegurado no quadro de PFP(I&D)FCT.

Coordenadores do CEAUL
  • 1975-1981 – José Tiago da Fonseca Oliveira
  • 1981-1987 – Dinis Duarte Ferreira Pestana
  • 1987-1992 – José Manuel Pinto Paixão
  • 1992-1999 – Kamil Feridun Turkman
  • 1999-2006 – Maria Ivette Leal de carvalho Gomes
  • 2006-2009 – Maria Isabel Fraga Alves
  • 2009-2016 – Maria Antónia Amaral Turkman
  • 2017-2022 – Lisete Maria Ribeiro de Sousa
  • 2023-  …   – Marília Cristina de Sousa Antunes

O CEAUL é membro da CNM – Comissão Nacional de Matemática/ International Mathematical Union (IMU) – Portugal

O CEAUL é membro associado do CIM – Centro Internacional de Matemática / ERCOM – European Research Centres on Mathematics – Portugal

O CEAUL é membro do PT-MATHS-IN (A Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação).

As atividades dos membros do CEAUL têm um carácter interdisciplinar, bem expresso pelo vasto leque de áreas de aplicação em que os seus investigadores têm estado envolvidos, incluindo áreas como Saúde, Ciências da Vida, Incêndios Florestais, Ecologia, Pescas, Controlo de Qualidade, Seguros e Risco Financeiro, Educação, Riscos Naturais na Geofísica e Ambiente, e, mais recentemente, Aprendizagem Automática.

O CEAUL, sendo o maior e um dos grupos mais ativos de investigação nesta área, está bem posicionado para contribuir para os desenvolvimentos exigidos às Ciências Estatísticas. É de salientar que a grande maioria dos atuais Mestres e Doutorados nestas áreas são (ou já foram) membros desta Unidade de Investigação ou foram supervisionados pelos seus membros.

A estratégia desta unidade de investigação é (1) acompanhar os recentes avanços no domínio científico da Estatística, continuar a investigação fundamental nas suas áreas de excelência, desenvolvendo novas metodologias e ferramentas com o objetivo de comunicar e utilizar o conhecimento atual, enquanto colabora com investigadores de outras áreas científicas; (2) participar em projetos nacionais e internacionais de natureza interdisciplinar; (3) participar ativamente na Sociedade dando apoio à Indústria, Comércio, Serviços e Negócios; (4) desenvolver actividades de formação avançada através do envolvimento em programas de doutoramento de Instituições de Ensino Superior e na organização de cursos avançados em áreas emergentes da Estatística; e (5) integrar e iniciar cientificamente jovens investigadores.​