Missão & Visão

O Centro de Estatística e Aplicações, sendo o maior e dos mais ativos grupos de investigação nesta área, está bem posicionado para contribuir ao solicitado em aspetos variados das Ciências Estatísticas. De acordo com o plano de ação estabelecido por esta Unidade de Investigação para os próximos 5 anos, o principal objetivo é o de contribuir para o avanço e uso adequado da Estatística em Portugal e pensa-se que isto pode ser conseguido através de várias atividades interligadas.

Missão
O CEAUL tem como missão contribuir para a resolução de problemas concretos em que a Estatística seja necessária. Tem, no mundo de hoje, um lugar de destaque com o objetivo de ajudar a responder a desafios societais através do desenvolvimento, disseminação e aplicação de metodologias estatísticas nas mais variadas áreas de aplicação.
Visão

O aspeto fundamental que torna a Estatística única é ser a ciência que lida com a incerteza. A Estatística é a ciência que estabelece as regras para a recolha e análise de dados e sua posterior interpretação e visualização, com ênfase último em inferência e predição. Em particular, a Estatística permite-nos quantificar a incerteza de uma forma rigorosa.

A única forma adequada de lidar com a incerteza é através do conceito de probabilidade que, como tal, toma na Estatística um papel de destaque. A estatística ocupa no século XXI um lugar transversal no progresso científico nas mais variadas áreas. É hoje em dia inconcebível pensar num estudo científico sem que exista um rigoroso delineamento experimental e uma adequada análise de dados. Desta forma, o CEAUL assume-se como um centro de investigação na interface das outras ciências, que pretende equilibrar a investigação fundamental no desenvolvimento de novas metodologias com a aplicação e disseminação da estatística em todas as áreas de aplicação.