Outreach

O CEAUL entende que como parte da sua missão está a necessidade de divulgar a Estatística e a ciência produzida pelo CEAUL à comunidade em geral, tanto no restante universo FCUL como na Sociedade Civil em geral. Nesse sentido, desenvolvemos um conjunto de iniciativas que visam promover essa transmissão de conhecimento através de uma interação próxima com a comunidade que nos rodeia.

O CEAUL está disponível para participar em qualquer atividade de outreach para a qual seja solicitado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão contate-nos!

Em resposta ao repto da direção da FCUL, e da recente iniciativa que pretende aumentar a interação entre as unidades de investigação da FCUL, o CEAUL decidiu avançar com duas iniciativas, o “Consultório Estatístico” e o “Almoço com a Estatística”.

Através destas pretendemos estar mais abertos à restante comunidade FCUL e criar e fortalecer laços e colaborações com outras unidades de investigação.

Ao longo do tempo iremos registar os outputs que surgirem no âmbito destes dois projetos.

Para qualquer um destes fóruns a forma privilegiada de fazer uma marcação será através do e-mail do CEAUL (apenas um grupo por data no caso do “Consultório”, potencialmente vários no caso do “Almoço”), com a antecedência mínima de um semana em relação à data desejada (Almoço), e naturalmente sujeita a disponibilidade (first come first served basis).

Consultório Estatístico

No “Consultório Estatístico” qualquer professor ou investigador da FCUL poderá encontrar um fórum no qual poderá apresentar o seu trabalho e procurar feedback sobre questões relevantes para a sua investigação. A comunidade FCUL é assim desafiada para entrar em contacto com o CEAUL e marcar encontros, com estrutura a definir caso a caso. A estrutura sugerida será uma apresentação para contexto feita pelo investigador/grupo que nos visita, seguida de uma discussão focada em encontrar soluções adequadas para problemas estatísticos e idealmente tópicos para colaboração. Em função das características especificas do encontro poderemos alterar esta a estrutura base. Recomenda-se marcar uma data com pelo menos 1 mês de antecedência, permitindo ao CEAUL reunir uma equipa para estar presente, embora se possam eventualmente tentar encontrar soluções mais rápidas.

Edições

Almoço com a Estatística

No “Almoço com a Estatística” o espírito é ligeiramente diferente, mas o objetivo de fomentar a interação entre as diferentes unidades estará sempre presente. Serão almoços a decorrer às quintas feiras pelas 13:00 no C6, onde investigadores do CEAUL estarão disponíveis para discutir temas de interesse estatístico. A comunidade FCUL é assim desafiada para entrar em contacto com o CEAUL e marcar almoços sobre temáticas estatísticas. No máximo por almoço contamos ter 4 lugares disponíveis (4 CEAUL, 4 outros), mas isso poderá ser alterado ou aumentado caso se justifique.

Edições

Almoços com Ciências

Nós (CEAUL) iremos participar nos almoços com Ciências.

“Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.
Às quartas-feiras, a partir das 12h30, no Clube Ciências (Edifício C6).

Na iniciativa Almoços com Ciências, procuramos sentar à mesma mesa um perito numa área científica de Ciências ULisboa e colegas curiosos e inquisitivos sobre o que de importante se passa no Mundo nessa área. Os temas a abordar são livres e terão o formato de uma conversa informal na qual todos os interessados poderão participar durante cerca de 30-45 minutos. Pretendemos assim que Ciências se conheça melhor num ambiente descontraído e agradável, em torno de uma boa refeição.”

O alinhamento de especialistas com os quais se poderá conversar é o seguinte:

05 junho – Tiago Marques (CEAUL)
19 junho – Luís Correia
26 junho – Vera Sequeira
10 julho – Lisete Sousa (CEAUL)
24 julho – Margarida Carvalho
18 setembro – Paula Chainho
02 outubro – Ana Brito
16 outubro – Raquel Conceição
30 outubro – Nelson Nunes

Mais informações aqui

O CEAUL entende que um dos papéis fundamentais dos cientistas é contribuir para que a ciência seja divulgada e compreendida pela sociedade no seu todo. Neste momento temos uma aposta forte em duas iniciativas distintas:

Cartas com Ciência

Existem 9 países no mundo onde o português é língua oficial; 8 são países em desenvolvimento, 5 dos quais estão na lista da ONU dos Países Menos Desenvolvidos. A Cartas com Ciência cria conversas entre cientistas e crianças nestes países para promover o acesso à ciência e a quem se pode tornar cientista, valorizando as vozes e as experiências das crianças para cultivar um sentimento de que a ciência pode ser para elas se assim o desejarem. A Cartas com Ciência é uma spin-off da Native Scientist, inspirada no projeto americano Letters to a Pre-Scientist, existem membros do CEAUL, a participar neste proejto.

Abaixo ficam as respostas de alguns dos nossos membros às questões das crianças.

A Estatística vai à Escola

O CEAUL é o principal dinamizador do projeto A Estatística vai à Escola, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Estatística, que leva a Estatística às escolas secundárias através de um programa diversificado de palestras.

Literatura e Ciência

Em parceria com o Plano Nacional de Leitura, O CEAUL tem promovido uma série de encontros que discutem a interface entre a ciência e a literatura, abertos à sociedade civil. O mais recente encontro, já o sétimo nesta série, será no dia 20 de Maio 2019, no Teatro Thalia.

Noite Europeia dos Investigadores 2020

No dia 27 de novembro de 2020, o CEAUL vai participar na Noite Europeia dos Investigadores de 2020 com a atividade “Who wants to be a Millionaire: Ecological Statistics Edition”, que irá decorrer das 20h às 21h.