Infelizmente, não é raro ver na comunicação social informação quantitativa de fonte duvidosa e representada de forma errónea ou, pior, propositadamente enganadora. A rubrica Dados Contados, um segmento do programa Europa Minha, é um projecto do CEAUL em parceria com a RTP que pretende fazer uso de informação numérica e estatística para informar a sociedade civil sobre questões europeias.
Em particular o foco é na posição de Portugal em comparação com a Europa através de um conjunto de indicadores estatísticos obtidos a partir de fontes fidedignas e apresentados com sensibilidade e bom senso do ponto de vista numérico.
Este projeto surge como natural consequência da responsabilidade social do CEAUL e da nossa consciência de que a cidadania plena só pode ser exercida no século XXI por quem detenha uma razoável literacia estatística. Com o primeiro episódio a ter ido para o ar a 2 de abril de 2021, esperamos que a este se juntem muitos mais. Apresentamos aqui a lista de todos os temas já abordados.
Episódio Recente
Os oito primeiros países mais felizes do mundo estão todos na União Europeia. Na liderança há quatro anos está a Finlândia. Portugal tem estado sempre a subir, mas está, ainda, em 58.º lugar.
Aquisição de dados: Pedro Ferreira
Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro
Episódios
2 de abril de 2021
Para quase dois milhões de portugueses, é difícil aquecer a casa no inverno ou arrefecê-la no verão. Mais do que frio e calor, o que determina a pobreza energética é a falta de eficiência energética das casas e o contraste entre o preço da eletricidade e o poder de compra.
9 de abril de 2021
Menos 530 milhões de bilhetes de cinema, menos 70% das receitas dos museus. Menos mil milhões de passageiros na União Europeia, menos 40 milhões de reservas em hotéis só em Portugal. O impacto da pandemia foi duro nos setores da cultura e turismo.
16 de abril de 2021
A União Europeia tem menos de 6% da população mundial. A previsão das Nações Unidas aponta para menos 100 milhões de pessoas até ao final do século, mas a tendência internacional é de crescimento: até 2100, conta-se que haja mais 3 mil milhões de pessoas no planeta.
23 de abril de 2021
Em 2020, a União Europeia recebeu menos 200 mil requerimentos de asilo. Desde 2014 que não havia tão poucos pedidos de ajuda. Ainda assim, quase meio milhão de refugiados recorreram à UE pela primeira vez.
Aquisição de dados: Carolina Marques
Revisão Científica: Marta Rufino e Tiago Marques
Aquisição de dados: Carolina Marques
Revisão Científica: Lisete Sousa e Saghir Bashir
Aquisição de dados: Raquel Correia
Revisão Científica: Saghir Bashir e Tiago Marques
Aquisição de dados: Afonso Barrocal
Revisão Científica: Lisete Sousa e Soraia Pereira
30 de abril de 2021
Aquisição de dados: Carolina Pestana e Maria Zacarias
Revisão Científica: Luzia Gonçalves e Fernanda Diamantino
7 de maio de 2021
Dois terços dos europeus têm casa própria: são 311 milhões de proprietários na União Europeia. Apenas um terço aluga casa. É a tendência mais comum em todos os Estados-membros, incluindo Portugal. A Alemanha é a única exceção, com 49% da população a viver numa casa arredada.
Aquisição de dados: Luísa Fraga e Beatriz Tempero
Revisão Científica: Ricardo São João e Marta Rufino
14 de maio de 2021
Aquisição de dados: Afonso Barrocal
Revisão Científica: Soraia Pereira e Lisete Sousa
21 de maio de 2021
Metade dos países da Europa têm boa qualidade de ar. A outra metade, excede os limites da Organização Mundial de Saúde para a quantidade de partículas poluentes no ar. A Bulgária é o país da União Europeia o ar mais poluído. Na Suécia, é onde se respira melhor.
Aquisição de dados: Iúri Correia
Revisão Científica: Rui Martins e Tiago Marques
28 de maio de 2021
Aquisição de dados: Carina Silva
Revisão Científica: Carina Silva
4 de junho de 2021
Aquisição de dados: Carlota Teles, Carolina Pestana e Maria Zacarias
Revisão Científica: Fernanda Diamantino e Ricardo São João
11 de junho de 2021
Aquisição de dados: Carolina Marques
Revisão Científica: Tiago Marques e Lisete Sousa
18 de junho de 2021
Todos os anos, são abatidos 10 milhões de hectares de floresta no planeta. Mesmo depois da replantação, todos os dias desaparece uma floresta equivalente à área da capital francesa, Paris.
A União Europeia é um dos maiores importadores de produtos que alimentam o abate de árvores: soja, óleo de palma, carne de vaca e madeira.
25 de junho de 2021
Aquisição de dados: Tiago Marques
Revisão Científica: Marta Rufino
2 de julho de 2021
Aquisição de dados: Iúri Correia e Luísa Fraga Dornellas
Revisão Científica: Ricardo São João e Luzia Gonçalves
9 de julho de 2021
Aquisição de dados: Carolina Marques
Revisão Científica: Fernando Diamantino e Marta Rufino
16 de julho de 2021
Aquisição de dados: Clara Cordeiro
Revisão Científica: Rui Martins
23 de julho de 2021
Portugal é o país europeu onde menos pessoas LGBTI+ dizem ter sido vítimas de violência nos últimos 5 anos: 5%. Mas um terço dos europeus que se identificam como LGBTI+ evitam dar as mãos em público, principalmente em sítios públicos como parques, ruas e transportes coletivos.
Aquisição de dados: Iúri Correia e Maria Zacarias
Revisão Científica: Fernanda Diamantino e Soraia Pereira
3 de setembro de 2021
Os países da União Europeia têm 4 anos para ter em vigor um plano de ação contra o racismo, mas as próprias instituições europeias estão em falta na diversidade. Até agora, nunca houve um Comissário Europeu que não fosse branco, e apenas 3% dos deputados ao Parlamento Europeu são originários de minorias étnicas ou raciais.
Aquisição de dados: Lisete Sousa e Carolina Pestana
Revisão Científica: Luzia Gonçalves
10 de setembro de 2021
Pode ter aumentado durante a pandemia mas continua abaixo da média europeia: a taxa de poupança das famílias portuguesas é de quase 13%, o valor mais alto em 17 anos. O consumo diminuiu, justificando a diferença de um ano para o outro.
Aquisição de dados: Fernanda Diamantino
Revisão Científica: Marta Rufino
24 de setembro de 2021
Há mais carros na União Europeia do que na China ou nos Estados Unidos: 292 milhões contra, respetivamente, 281 e 109 milhões de carros.
É também na União que há mais carros por mil habitantes – e é no Luxemburgo que mais europeus têm carro: 681 por cada 1000 habitantes.
Mas é no Chipre que mais uso lhe dão: 89% escolhe o carro como principal meio de transporte.
1 de outubro de 2021
A União Europeia gastou 199 mil milhões de euros com defesa em 2020, segundo as contas do Banco Mundial. Este valor chegaria para comprar 82 exemplares do avião de combate mais caro do mundo ou 4326 viagens ao espaço.
Aquisição de dados: Luísa Fraga e Maria Ribeiro
Revisão Científica: Lisete Sousa e Ricardo São João
8 de outubro de 2021
679 milhões de euros: é o dinheiro anual que Portugal perde na fuga aos impostos. A maior parte vai para os Países Baixos através da deslocação das sedes das empresas.
Os Países Baixos são, aliás, o Estado-membro que mais descontos oferece às multinacionais europeias. Logo depois, vêm a Irlanda e a Bélgica. Se contarmos quanto é que a União Europeia perde todos os anos para a fraude e evasão fiscal chegamos aos 170 mil milhões de euros – e a maior fatia corresponde a fraudes de IVA.
Aquisição de dados: Leonor Caleiro
Revisão Científica: Tiago Marques e Rui Martins
15 de outubro de 2021
Aquisição de dados: Iuri Correia
Revisão Científica: Lisete Sousa e Luzia Gonçalves
22 de outubro de 2021
Aquisição de dados: Carolina Marques e Vera Pinto
Revisão Científica: Soraia Pereira e Marta Rufino
5 de novembro de 2021
Aquisição de dados: Maria Leonor Caleiro
Revisão Científica: Soraia Pereira e Fernanda Diamantino
12 de novembro de 2021
1 em cada 10 jovens não acaba a escolaridade obrigatória na União Europeia. Portugal, nesta altura a meio da tabela, foi o país europeu que registou a maior queda da última década no número de alunos que deixam a escola antes do tempo.
Aquisição de dados: Carolina Marques e Clara Cordeiro
Revisão Científica: Clara Cordeiro e Ricardo São João
19 de novembro de 2021
11 Estados-membros da União Europeia têm prisões sobrelotadas. A situação é mais grave na Hungria, em Itália e em Chipre. Cada país da União tem as suas regras e, por isso, o número de prisioneiros por guarda prisional também varia bastante: desde 1 na Suécia até 4,4 na Polónia.
Aquisição de dados: Carolina Marques e Vera Pinto
Revisão Científica:Tiago Marques e Marta Rufino
26 de novembro de 2021
Mais de dois terços dos cidadãos europeus são bilingues.
Aquisição de dados: Iúri Correia
Revisão Científica: Tiago Marques e Soraia Pereira
3 de dezembro de 2021
Aquisição de dados: Vera Pinto
Revisão Científica: Luzia Gonçalves e Rui Martins
10 de dezembro de 2021
19 Estados-membros da União Europeia tinham, em 2019, a educação sexual como disciplina obrigatória nos currículos escolares. Mas a União Europeia caminha a duas velocidades.
Aquisição de dados: Vera Pinto
Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro
17 de dezembro de 2021
A interrupção voluntária da gravidez é legal em 26 Estados-membros da União Europeia. Malta é a excepção. O aborto é ilegal, seja em que circunstância for, e as mulheres que o fizerem arriscam uma pena de prisão.
A Polónia caminha no mesmo sentido: desde 2020, só é permitido abortar se a gravidez tiver resultado de um crime ou se a vida da mãe estiver em risco.
Aquisição de dados: Vera Pinto
Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro
24 de dezembro de 2021
Há 92 milhões de europeus com 65 anos ou mais. O equivalente a um quinto da população da União Europeia. Actualmente, idade média dos europeus é de 43 anos, mas a previsão é de que, daqui a menos de três décadas, seja de 48.
Aquisição de dados: Beatriz Santos e Clara Cordeiro
Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro
31 de dezembro de 2021
Aquisição de dados: Beatriz Santos
Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro
7 de Janeiro de 2022
Nas últimas eleições europeias, praticamente 185 milhões de pessoas foram às urnas. Foi a participação eleitoral mais alta dos últimos 20 anos.
A Bélgica foi o país da União com a abstenção mais baixa, a Eslováquia a mais elevada.
Aquisição de dados: Carolina Marques
Revisão Científica: Ricardo São João e Rui Martins
14 de Janeiro de 2022
Em 1990, quase toda a pesca mundial respeitava o limite dos recursos marítimos. Hoje, apenas dois terços do peixe vêm da pesca sustentável.
Aquisição de dados: Miriam Rodrigues e Clara Cordeiro
Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro
21 de Janeiro de 2022
97 zetabytes: o volume total de informação que vai ser produzida em 2022.
A cada minuto que passa, 6 milhões de pessoas fazem compras online. São emitidos 694 mil vídeos no Youtube. E os utilizadores do Instagram partilham 65 mil fotografias.
Aquisição de dados:
Revisão Científica:
15 de Março de 2022
Os oito primeiros países mais felizes do mundo estão todos na União Europeia.Na liderança há quatro anos está a Finlândia. Portugal tem estado sempre a subir, mas está, ainda, em 58.º lugar.
Aquisição de dados: Pedro Ferreira
Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro
Ficha Técnica
Coordenação Científica:
- Lisete Sousa
- Marta Rufino
- Rui Martins
- Saghir Bashir
- Soraia Pereira
- Tiago Marques
Coordenação Técnica:
- Carolina Marques (Aquisição de Dados)
- Raquel Correia (Gestão do Projeto)
Revisão Científica:
- Clara Cordeiro
- Fernanda Diamantino
- Lisete Sousa
- Luzia Gonçalves
- Marília Antunes
- Marta Rufino
- Ricardo São João
- Rui Martins
- Saghir Bashir
- Soraia Pereira
- Tiago Marques