Dados Contados – RTP Europa Minha

Infelizmente, não é raro ver na comunicação social informação quantitativa de fonte duvidosa e representada de forma errónea ou, pior, propositadamente enganadora. A rubrica Dados Contados, um segmento do programa Europa Minha, é um projecto do CEAUL em parceria com a RTP que pretende fazer uso de informação numérica e estatística para informar a sociedade civil sobre questões europeias.

Em particular o foco é na posição de Portugal em comparação com a Europa através de um conjunto de indicadores estatísticos obtidos a partir de fontes fidedignas e apresentados com sensibilidade e bom senso do ponto de vista numérico.

Este projeto surge como natural consequência da responsabilidade social do CEAUL e da nossa consciência de que a cidadania plena só pode ser exercida no século XXI por quem detenha uma razoável literacia estatística. Com o primeiro episódio a ter ido para o ar a 2 de abril de 2021, esperamos que a este se juntem muitos mais. Apresentamos aqui a lista de todos os temas já abordados.

Episódio Recente

15 de Março de 2022

Os oito primeiros países mais felizes do mundo estão todos na União Europeia. Na liderança há quatro anos está a Finlândia. Portugal tem estado sempre a subir, mas está, ainda, em 58.º lugar.

Aquisição de dados: Pedro Ferreira

Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro

Episódios

2 de abril de 2021

Para quase dois milhões de portugueses, é difícil aquecer a casa no inverno ou arrefecê-la no verão. Mais do que frio e calor, o que determina a pobreza energética é a falta de eficiência energética das casas e o contraste entre o preço da eletricidade e o poder de compra.

 

9 de abril de 2021

Menos 530 milhões de bilhetes de cinema, menos 70% das receitas dos museus. Menos mil milhões de passageiros na União Europeia, menos 40 milhões de reservas em hotéis só em Portugal. O impacto da pandemia foi duro nos setores da cultura e turismo.

 

16 de abril de 2021

A União Europeia tem menos de 6% da população mundial. A previsão das Nações Unidas aponta para menos 100 milhões de pessoas até ao final do século, mas a tendência internacional é de crescimento: até 2100, conta-se que haja mais 3 mil milhões de pessoas no planeta.

23 de abril de 2021

Em 2020, a União Europeia recebeu menos 200 mil requerimentos de asilo. Desde 2014 que não havia tão poucos pedidos de ajuda. Ainda assim, quase meio milhão de refugiados recorreram à UE pela primeira vez.

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Marta Rufino e Tiago Marques

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Lisete Sousa e Saghir Bashir

Aquisição de dados: Raquel Correia

Revisão Científica: Saghir Bashir e Tiago Marques

Aquisição de dados: Afonso Barrocal

Revisão Científica: Lisete Sousa e Soraia Pereira

30 de abril de 2021
Quase um quarto das mulheres europeias são pobres. Tanto em Portugal como na União Europeia, são mais as mulheres que os homens a enfrentar risco de pobreza. A desigualdade é maior na população idosa. Ao longo da vida, surge ainda a pobreza menstrual.

Aquisição de dados: Carolina Pestana e Maria Zacarias

Revisão Científica: Luzia Gonçalves e Fernanda Diamantino

7 de maio de 2021

Dois terços dos europeus têm casa própria: são 311 milhões de proprietários na União Europeia. Apenas um terço aluga casa. É a tendência mais comum em todos os Estados-membros, incluindo Portugal. A Alemanha é a única exceção, com 49% da população a viver numa casa arredada.

Aquisição de dados: Luísa Fraga e Beatriz Tempero

Revisão Científica: Ricardo São João e Marta Rufino

14 de maio de 2021
Vivem 22 milhões de imigrantes na União Europeia, de uma população total de 445 milhões de pessoas. A Alemanha é o Estado-membro com maior número de habitantes nascidos fora da União. Portugal tem 400 mil imigrantes.

Aquisição de dados: Afonso Barrocal

Revisão Científica: Soraia Pereira e Lisete Sousa

21 de maio de 2021

Metade dos países da Europa têm boa qualidade de ar. A outra metade, excede os limites da Organização Mundial de Saúde para a quantidade de partículas poluentes no ar. A Bulgária é o país da União Europeia o ar mais poluído. Na Suécia, é onde se respira melhor.

Aquisição de dados: Iúri Correia

Revisão Científica: Rui Martins e Tiago Marques

28 de maio de 2021
Em 2020, foram cometidos 22 076 cibercrimes em Portugal. Apenas 7,4% dos crimes registados no país. Apesar de ter aumentado 22% em relação ao ano anterior, o aumento de 2018 para 2019 foi ainda maior: 62,7%.

Aquisição de dados: Carina Silva

Revisão Científica: Carina Silva

4 de junho de 2021
Se os países europeus percorrerem o caminho da igualdade salarial ao ritmo a que têm avançado, só daqui a 83 anos é que a média das mulheres europeias vai ganhar o mesmo salário que os homens. Na disparidade de rendimentos a segregação profissional justifica até um terço das desigualdades.

Aquisição de dados: Carlota Teles, Carolina Pestana e Maria Zacarias

Revisão Científica: Fernanda Diamantino e Ricardo São João

11 de junho de 2021
Todos os países da União Europeia têm de assegurar, pelo menos, 4 meses de licença parental paga. A Suécia é o país mais generoso: tem quase dois anos de licença e aplica a chamada “quota do pai”, uma das estratégias para combater a desigualdade salarial.

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Tiago Marques e Lisete Sousa

18 de junho de 2021

Todos os anos, são abatidos 10 milhões de hectares de floresta no planeta. Mesmo depois da replantação, todos os dias desaparece uma floresta equivalente à área da capital francesa, Paris.
A União Europeia é um dos maiores importadores de produtos que alimentam o abate de árvores: soja, óleo de palma, carne de vaca e madeira.

Aquisição de dados: Rita Marcelino Revisão Científica: Tiago Marques e Soraia Pereira
25 de junho de 2021
84 milhões de europeus têm problemas relacionados com a saúde mental. É o equivalente a uma em cada seis pessoas. A pandemia agravou a situação e a ansiedade subiu principalmente entre os jovens adultos.

Aquisição de dados: Tiago Marques

Revisão Científica: Marta Rufino

2 de julho de 2021
Todos os anos, a União Europeia perde 904 mil milhões de euros por causa da corrupção. Itália é o Estado-membro com o maior prejuízo, seguida de França e Alemanha. Portugal perde anualmente 18 mil e 200 milhões de euros. É o equivalente a 10 vezes o orçamento da Justiça e mais de metade do orçamento da Saúde.

Aquisição de dados: Iúri Correia e Luísa Fraga Dornellas

Revisão Científica: Ricardo São João e Luzia Gonçalves

9 de julho de 2021
35 milhões de cidadãos europeus usam a bicicleta como principal meio de transporte. O equivalente a 8% da população europeia. Nos Países Baixos, são quase tantos os ciclistas, como os automobilistas: cerca de 40%. Em Portugal, não chegam a 1%.

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Fernando Diamantino e Marta Rufino

16 de julho de 2021
14 milhões e 810 mil pessoas estão, nesta altura, sem emprego na União Europeia: quase mais 900 mil pessoas que há um ano. Desde maio de 2020 que o desemprego aumentou em 13 Estados-membros. A Irlanda registou a maior subida com mais 52% de desempregados. Em Portugal, o desemprego aumentou 26% de um ano para o outro. Em 14 dos países da União, pelo contrário, o desemprego caiu. Na Lituânia, há agora menos 27% de desempregados.

Aquisição de dados: Clara Cordeiro

Revisão Científica: Rui Martins

23 de julho de 2021

Portugal é o país europeu onde menos pessoas LGBTI+ dizem ter sido vítimas de violência nos últimos 5 anos: 5%. Mas um terço dos europeus que se identificam como LGBTI+ evitam dar as mãos em público, principalmente em sítios públicos como parques, ruas e transportes coletivos.

 

Aquisição de dados: Iúri Correia e Maria Zacarias

Revisão Científica: Fernanda Diamantino e Soraia Pereira

3 de setembro de 2021

Os países da União Europeia têm 4 anos para ter em vigor um plano de ação contra o racismo, mas as próprias instituições europeias estão em falta na diversidade. Até agora, nunca houve um Comissário Europeu que não fosse branco, e apenas 3% dos deputados ao Parlamento Europeu são originários de minorias étnicas ou raciais.

 

Aquisição de dados: Lisete Sousa e Carolina Pestana

Revisão Científica: Luzia Gonçalves

10 de setembro de 2021

Pode ter aumentado durante a pandemia mas continua abaixo da média europeia: a taxa de poupança das famílias portuguesas é de quase 13%, o valor mais alto em 17 anos. O consumo diminuiu, justificando a diferença de um ano para o outro.

 

 

 

 

Aquisição de dados: Fernanda Diamantino

Revisão Científica: Marta Rufino

24 de setembro de 2021

Há mais carros na União Europeia do que na China ou nos Estados Unidos: 292 milhões contra, respetivamente, 281 e 109 milhões de carros.

É também na União que há mais carros por mil habitantes – e é no Luxemburgo que mais europeus têm carro: 681 por cada 1000 habitantes.

Mas é no Chipre que mais uso lhe dão: 89% escolhe o carro como principal meio de transporte.

Aquisição de dados: Carolina Marques Revisão Científica: Soraia Pereira e Clara Cordeiro
1 de outubro de 2021

A União Europeia gastou 199 mil milhões de euros com defesa em 2020, segundo as contas do Banco Mundial. Este valor chegaria para comprar 82 exemplares do avião de combate mais caro do mundo ou 4326 viagens ao espaço.

 

 

 

 

 

Aquisição de dados: Luísa Fraga e Maria Ribeiro

Revisão Científica: Lisete Sousa e Ricardo São João

8 de outubro de 2021

679 milhões de euros: é o dinheiro anual que Portugal perde na fuga aos impostos. A maior parte vai para os Países Baixos através da deslocação das sedes das empresas.

Os Países Baixos são, aliás, o Estado-membro que mais descontos oferece às multinacionais europeias. Logo depois, vêm a Irlanda e a Bélgica. Se contarmos quanto é que a União Europeia perde todos os anos para a fraude e evasão fiscal chegamos aos 170 mil milhões de euros – e a maior fatia corresponde a fraudes de IVA.

Aquisição de dados: Leonor Caleiro

Revisão Científica: Tiago Marques e Rui Martins

15 de outubro de 2021
O discurso de ódio contra pessoas transgénero é crime em 14 países da União Europeia, incluindo Portugal. Portugal é também um dos sete Estados-membros da União onde as pessoas transgénero podem alterar os documentos oficiais com base apenas na autodeterminação – em vez da apresentação de um diagnóstico médico. Esta é a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que em 2019 retirou a disforia de género da lista de distúrbios mentais. Vários países europeus ainda condicionam a alteração do sexo nos documentos oficiais à entrega de um diagnóstico médico e à terapia hormonal. Em cinco Estados-membros ainda é preciso realizar uma cirurgia de esterilização.

Aquisição de dados: Iuri Correia

Revisão Científica: Lisete Sousa e Luzia Gonçalves

22 de outubro de 2021
160 mil – é o número de conteúdos que o Facebook retirou no mês de agosto por violarem as políticas de desinformação da União Europeia. Desde 2020, terminados os primeiros confinamentos obrigatórios por todo o mundo, as notícias falsas aumentaram em mais de 50%.

Aquisição de dados: Carolina Marques e Vera Pinto

Revisão Científica: Soraia Pereira e Marta Rufino

5 de novembro de 2021
Entre 2012 e 2019, a agricultura biológica europeia aumentou 46%. Ainda assim, não chega a um décimo da área cultivada na União.
 
O valor global das emissões de gases com efeitos de estufa com origem na agricultura até tem vindo a diminuir na União Europeia: menos 20% em 25 anos. Mas ainda liberta o equivalente a 466 milhões de toneladas de carbono por ano.

Aquisição de dados: Maria Leonor Caleiro

Revisão Científica: Soraia Pereira e Fernanda Diamantino

12 de novembro de 2021

1 em cada 10 jovens não acaba a escolaridade obrigatória na União Europeia. Portugal, nesta altura a meio da tabela, foi o país europeu que registou a maior queda da última década no número de alunos que deixam a escola antes do tempo.

Aquisição de dados: Carolina Marques e Clara Cordeiro

Revisão Científica: Clara Cordeiro e Ricardo São João

19 de novembro de 2021

11 Estados-membros da União Europeia têm prisões sobrelotadas. A situação é mais grave na Hungria, em Itália e em Chipre. Cada país da União tem as suas regras e, por isso, o número de prisioneiros por guarda prisional também varia bastante: desde 1 na Suécia até 4,4 na Polónia.

Aquisição de dados: Carolina Marques e Vera Pinto

Revisão Científica:Tiago Marques e Marta Rufino

26 de novembro de 2021

Mais de dois terços dos cidadãos europeus são bilingues. 

Aquisição de dados: Iúri Correia


Revisão Científica: Tiago Marques e Soraia Pereira

3 de dezembro de 2021
Dos 300 euros mensais na Bulgária aos dois mil do Luxemburgo: o ordenado mínimo da União Europeia é muito variável. De entre os 27 Estados-membros da União, apenas 21 têm um salário mínimo definido por lei.

Aquisição de dados: Vera Pinto

Revisão Científica: Luzia Gonçalves e Rui Martins

10 de dezembro de 2021

19 Estados-membros da União Europeia tinham, em 2019, a educação sexual como disciplina obrigatória nos currículos escolares. Mas a União Europeia caminha a duas velocidades.

Aquisição de dados: Vera Pinto

Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro

17 de dezembro de 2021

A interrupção voluntária da gravidez é legal em 26 Estados-membros da União Europeia. Malta é a excepção. O aborto é ilegal, seja em que circunstância for, e as mulheres que o fizerem arriscam uma pena de prisão.

A Polónia caminha no mesmo sentido: desde 2020, só é permitido abortar se a gravidez tiver resultado de um crime ou se a vida da mãe estiver em risco.

Aquisição de dados: Vera Pinto

Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro

24 de dezembro de 2021

Há 92 milhões de europeus com 65 anos ou mais. O equivalente a um quinto da população da União Europeia. Actualmente, idade média dos europeus é de 43 anos, mas a previsão é de que, daqui a menos de três décadas, seja de 48.

Aquisição de dados: Beatriz Santos e Clara Cordeiro

Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro

31 de dezembro de 2021
Foi criado em 1952 e existe para garantir “o respeito do direito na interpretação e aplicação” dos Tratados. O Tribunal de Justiça da União Europeia é o tribunal mais multilingue do mundo: qualquer uma das línguas oficiais da União pode ser língua de processo
 
Em 2020, a União Europeia gastou praticamente 45 mil milhões de euros com o setor da justiça. Portugal gastou o equivalente a 70€ por cada cidadão nacional.

Aquisição de dados: Beatriz Santos

Revisão Científica: Lisete Sousa e Clara Cordeiro

7 de Janeiro de 2022

Nas últimas eleições europeias, praticamente 185 milhões de pessoas foram às urnas. Foi a participação eleitoral mais alta dos últimos 20 anos.

A Bélgica foi o país da União com a abstenção mais baixa, a Eslováquia a mais elevada.

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica:  Ricardo São João e Rui Martins

14 de Janeiro de 2022

Em 1990, quase toda a pesca mundial respeitava o limite dos recursos marítimos. Hoje, apenas dois terços do peixe vêm da pesca sustentável.

Aquisição de dados: Miriam Rodrigues e Clara Cordeiro

Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro

21 de Janeiro de 2022

97 zetabytes: o volume total de informação que vai ser produzida em 2022.

A cada minuto que passa, 6 milhões de pessoas fazem compras online. São emitidos 694 mil vídeos no Youtube. E os utilizadores do Instagram partilham 65 mil fotografias.

Aquisição de dados: 

Revisão Científica: 

de de 2022

Aquisição de dados: 

Revisão Científica: 

15 de Março de 2022

Os oito primeiros países mais felizes do mundo estão todos na União Europeia.Na liderança há quatro anos está a Finlândia. Portugal tem estado sempre a subir, mas está, ainda, em 58.º lugar.

Aquisição de dados: Pedro Ferreira

Revisão Científica: Marta Rufino Clara Cordeiro

Ficha Técnica

Coordenação Científica:
  • Lisete Sousa
  • Marta Rufino
  • Rui Martins
  • Saghir Bashir
  • Soraia Pereira
  • Tiago Marques

Coordenação Técnica:

  • Carolina Marques (Aquisição de Dados)
  • Raquel Correia (Gestão do Projeto)
Revisão Científica:
  • Clara Cordeiro
  • Fernanda Diamantino
  • Lisete Sousa
  • Luzia Gonçalves
  • Marília Antunes
  • Marta Rufino
  • Ricardo São João
  • Rui Martins
  • Saghir Bashir
  • Soraia Pereira
  • Tiago Marques