Sê Investigador – Edição 2024

8 a 19 julho 2024

PRAZO DE CANDIDATURA: 19 junho 2024

A 5.ª edição do programa “Sê Investigador” decorre entre 8 e 19 de julho de 2024 e é dirigida a alunos de licenciatura ou de 1.º ano de mestrado.

O formulário de inscrição pode ser preenchido aqui.

Os seguintes documentos devem ser enviados para ceaul@ciencias.ulisboa.pt:
– Curriculum vitae;
– Carta de motivação;
– Lista de unidades curriculares feitas, com as respetivas notas;

As candidaturas vão estar abertas entre os dias 5 e 19 de junho e os resultados serão divulgados por e-mail nos dias 27 e 28 de junho.

Os estágios têm início dia 8 de julho.

Dia 19 de julho haverá uma sessão de apresentação (15 min cada), pelos alunos, sobre o trabalho desenvolvido.

Temas

CEAUL_T1: Vamos ajudar a pequena pesca e a biodiversidade marinha costeira: uma Análise Estatística

Descrição: A pequena pesca em Portugal constitui ~80% da frota nacional (barcos de pesca < 12 m) e é fundamental para as comunidades locais. Os modelos espácio-temporais de abundância das espécies capturadas, do esforço de pesca associado (local onde os barcos operam) e de biodiversidade marinha presente nos ecossistemas costeiros onde estas artes operam são fundamentais para preservar os oceanos e assegurar uma pesca sustentável. O objetivo será desenvolver modelos ao longo do tempo e do espaço relacionados com a pequena pesca e as principais zonas utilizadas por estas artes.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Conhecimentos básicos sobre R, análise exploratória de dados e noções básicas de séries espaciais-temporais.

Supervisor: Marta Rufino (CEAUL, Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA)

CEAUL_T2: Futebol e a inflação de zeros

Descrição: A previsão de resultados em futebol é um assunto que atrai a atenção de muitos entusiastas. Com este fim vamos construir modelos para modelar o desempenho de equipas participantes da primeira liga portuguesa de futebol. O objetivo vai recair em (i) prever o número de golos marcados por cada uma das equipas intervenientes num jogo e (ii) prever o resultado do jogo em termos de vitória, empate ou derrota. Nestes modelos será necessário ter em atenção a elevada frequência de zero golos. A metodologia inferencial escolhida será Bayesiana.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Estatística, R e vontade.

Supervisor: Rui Martins (CEAUL-FCUL)

CEAUL_T3: Estudo da associação entre variáveis clínicas e genéticas e a presença de patologia cardíaca hereditária

Descrição: As doenças cardíacas hereditárias representam um desafio significativo na medicina moderna devido à sua complexidade e à variabilidade das suas manifestações clínicas. Com o avanço das técnicas de análise genética e estatística, tornou-se possível investigar a influência de variantes genéticas específicas (SNP s – Single Nucleotide Polymorphisms) em doenças hereditárias. Este estudo visa explorar a associação entre a presença de patologia cardíaca hereditária e diversas variáveis clínicas e genéticas numa amostra de 50 indivíduos.
Objetivos:
• Avaliar a relação entre a presença de patologia cardíaca hereditária e a presença de alterações genéticas específicas;
• Analisar a associação entre variáveis clínicas (p. ex: pressão arterial e idade) e a presença da patologia;
• Investigar a interação entre variáveis clínicas e genéticas na manifestação da patologia cardíaca hereditária.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Conhecimentos básicos de R, vontade.

Supervisor: Vera Pinto (CEAUL-FCUL), Carina Silva(CEAUL-ESTeSL) e Lisete Sousa (CEAUL-FCUL).

CEAUL_T4: Análise de Infuência em Redes Sociais

Descrição: As redes sociais são uma forma de representar e modelar relações entre pessoas sobre diversas perspetivas. A difusão de informação, a troca de conhecimentos, a tomada de decisões, a análise de comportamentos de risco e até mesmo de crenças podem ser detetadas através da modelação e estudo de uma rede social. A análise de redes é uma ferramenta extremamente útil e versátil, que tem um enorme potencial no mundo organizacional. Esta análise é utilizada em diversas áreas como método auxiliar na gestão, nos processos empresariais e comportamentais, nas ciências sociais e em diversas áreas científicas. Pretendemos com este trabalho a construção de uma rede social, a partir de dados reais obtidos em base de dados, para posterior análise, utilizando várias medidas em teoria de grafos.

Nº máximo de alunos: 3

Requisitos: 

Supervisores: J. Leonel Rocha (CEAUL, DM-ISEL) e Sónia Carvalho (CEAUL, DM-ISEL).

CEAUL_T5: Caracóis Marinhos vs. Caranguejo-Verde

Descrição: Pretende-se analisar o impacto da espécie invasora caranguejo-verde (Carcinus maenas) na população nativa de caracóis marinhos (Littorina obtusata) em duas regiões geográficas no Golfo do Maine, EUA. Será que, quando expostos ao perigo, os caracóis aumentam a espessura da concha, reduzindo assim a sua vulnerabilidade a este predador? O objetivo é estudar as populações de caracóis marinhos de ambas as regiões em termos de espessura da concha em resposta à presença do caranguejo-verde.

Nº máximo de alunos: 4

Requisitos: Conhecimentos básicos sobre R e análise exploratória de dados.

Supervisor: Celestino Coelho (FCT-UAlg) e Clara Cordeiro (CEAUL, FCT-UAlg).