O Centro

O CEAUL foi fundado em 1975 pelo Prof. J. Tiago de Oliveira, podendo dizer-se que foi o berço da investigação em Probabilidades e Estatística no nosso País. A grande maioria dos actuais Mestres e Doutorados nestas áreas, são (ou foram) elementos deste Centro, ou foram orientados por elementos que a ele pertencem.O CEAUL albergou no seu início outras áreas, tais como Ciência da Computação e Investigação Operacional. Devido ao grande desenvolvimento verificado nestas áreas durante a década de 80, deu-se a separação inevitável a área da Ciência da Computação criou autonomia em 1985; em 1993 deu-se a separação da área da Investigação Operacional, elementos da linha de acção em Optimização e Aplicações, já que o número dos seus elementos e a actividade científica por eles desenvolvida justificava plenamente a existência de uma Unidade independente.O CEAUL é uma unidade I&D junto do DEIO/FCUL, sendo esta a Instituição de Acolhimento, disponibilizando instalações e infra-estruturas necessárias à prossecução das suas actividades, gestão orçamental a cargo da FFCUL, facultando-lhe a colaboração de um técnico de secretaria vinculado à Unidade de Acolhimento FCUL, de forma a cumprir com o disposto no artigo 2 do Regulamento do Programa de Financiamento Plurianual de I&D – 2007. O financiamento do CEAUL é assegurado no quadro de PFP(I&D)FCT.

Coordenadores do CEAUL
  • 1975-1981 – José Tiago da Fonseca Oliveira
  • 1981-1987 – Dinis Duarte Ferreira Pestana
  • 1987-1992 – José Manuel Pinto Paixão
  • 1992-1999 – Kamil Feridun Turkman
  • 1999-2006 – Maria Ivette Leal de carvalho Gomes
  • 2006-2009 – Maria Isabel Fraga Alves
  • 2009-2016 – Maria Antónia Amaral Turkman
  • 2017- … – Lisete Maria Ribeiro de Sousa

O CEAUL é membro da CNM – Comissão Nacional de Matemática/ International Mathematical Union (IMU) – Portugal

O CEAUL é membro associado do CIM – Centro Internacional de Matemática / ERCOM – European Research Centres on Mathematics – Portugal

O CEAUL é membro do PT-MATHS-IN (A Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação).

A organização interna do CEAUL está sistematizada em 2 grupos de investigação (GI’s) e 3 linhas temáticas, partilhando interesses científicos similares em Probabilidade, Inferência Estatística, Modelação,  Análise de Dados e Aplicações, mas com ênfase diverso relativamente a metodologias e temas de aplicação, segundo plano director de cada Investigador Principal.