Sê Investigador Por Três Semanas! – Edição 2021

A atividade decorre entre 14 de junho e 2 de julho de 2021. Os alunos incluídos no programa estão automaticamente inscritos no workshop de R “R in Real Life”.
Devido à pandemia de COVID-19 os trabalhos decorrerão em formato remoto num horário que deverá ser acordado com o investigador responsável.
As candidaturas devem ser enviadas para ceaul@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos/informação:
– Curriculum vitae;
– Carta de motivação;
– Lista de unidades curriculares feitas com as respetivas notas;
– Temas a que se candidata por ordem de preferência (exemplo: 1ª opção: CEAUL_T1, 2ª opção: CEAUL_T2, 3ª opção: CEAUL_T3).
As candidaturas vão estar abertas até dia 20 de Maio e os resultados serão divulgados por e-mail no dia 1 de junho. O aluno candidato poderá ser chamado para uma entrevista em videoconferência, a realizar no dia 31 de maio.
Dia 2 de julho os alunos irão apresentar um seminário (aprox. 15 min) sobre o trabalho desenvolvido.

Workshop de R - R in Real Life

Instrutor: Saghir Bashir

Horário: 14h30 às 17h30

Workshop 1 (14 de junho): Introduction to R
Workshop 2 (16 de junho): Working with Datasets using data.table
Workshop 3 (18 de junho): Creating HTML and PDF Documents using R Markdown
Workshop 4 (21 de junho): Data Visualisation using ggplot2
Workshop 5 (23 de junho): Workshops Review & Using R in Real-life
Workshop 6 (25 de junho): Case study: Women in Parliament Data

Importante: Workshop em Inglês

INSCRIÇÕES PARA O WORKSHOP AQUI! – Limite de vagas

Temas:

CEAUL_T1: Qual o volume de água perdido através de roturas?

Descrição: Quando ocorre uma rotura na rede de abastecimento de água, é muito difícil para as entidades gestoras saber a duração desta rotura e o volume de água perdido. Uma forma para detetar atempadamente estas situações anómalas é ter conhecimento do padrão “normal” de consumo de água.

Este desafio consiste em prever qual o consumo “normal” esperado para determinada hora/dia da semana. Se o consumo “real” for superior ao consumo esperado e esta situação se mantem ao longo do tempo, então há indícios de rotura na rede de abastecimento de água, e será possível estimar o volume de água perdido.

Os dados obtidos à saída do reservatório (volume horário) serão analisados para a zona de abastecimento em estudo com o objetivo de detetar desvios ao padrão de consumo “normal” através do uso de medidas estatísticas descritivas como por exemplo moda, mediana, entre outras.

Nº máximo de alunos: 3

Requisitos: Conhecimentos básicos de R.

Contactos: Regina Casimiro (regina.casimiro@cm-loule.pt) e Clara Cordeiro (ccordei@ualg.pt)

CEAUL_T2: Estimativa da estrutura e densidade populacional de Physalia physalis (caravela-portuguesa) arrojados na praia das Milícias (São Miguel, Açores)

Descrição: O projeto de ciência cidadã GelAvista (http://gelavista.ipma.pt/) recebe informação sobre todos os organismos gelatinosos, incluindo de caravela-portuguesa, Physalia physalis, avistados em praias de todo o país. Os dados recebidos incluem um intervalo de abundância de espécimes observados e fotografias com um objeto de tamanho conhecido a servir de escala.

Propõe-se que, em colaboração com o GelAvista, esta informação seja analisada para a praia das Milícias, São Miguel, Açores, com o objetivo de:
1. Descrever o padrão do arrojamento de Physalia physalis nesta praia dos Açores no período de verão de 2020;
2. Estimar a distribuição de tamanhos da caravela-portuguesa a partir da análise das fotografias;
3. Desenvolver indicadores estatísticos da ocorrência de blooms de Physalia physalis nesta praia.

Nº máximo de alunos: 4

Requisitos: Conhecimentos básicos de R.

Contactos: Antonina dos Santos (antonina@ipma.pt), Ana Barbosa (abarbosa@ualg.pt) e Clara Cordeiro (ccordei@ualg.pt)

CEAUL_T3: Avaliação de eficácia de tratamento em laranjas

Descrição: A Frutas Tereso produz e comercializa citrinos desde 1996, sendo uma das mais importantes empresas do sector na região do Algarve. A sua missão é produzir os melhores citrinos, recorrendo o mínimo possível a produtos fitofarmacêuticos e apostando numa fertilização equilibrada. Assim, pretende-se comparar a eficácia da aplicação de um tratamento inovador ao nível de peso, peso sumo, BRIX (conteúdo de açúcar), acidez e índice de maturação (este calcula-se através de BRIX/(acidez*0.128)) para duas variedades de laranja- Fukumoto e Navelina.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Conhecimentos básicos de R.

Contactos: Diana Tereso (diana@frutastereseo.pt) e Clara Cordeiro (ccordei@ualg.pt)

CEAUL_T4: Análise temporal de avistamentos de Golfinho-comum ao largo da costa de Sagres

Descrição: A Mar Ilimitado é uma empresa gerida por biólogos marinhos em Sagres. Oferece serviços na área do ecoturismo e da investigação científica, e proporciona viagens de observação de golfinhos.
O Golfinho-comum é a espécie mais observada e a empresa tem um registo dos avistamentos da espécie desde 2005. O inverno é a estação em que realiza menos viagens, aumentando gradualmente para um pico no Verão/Outono.
O desafio consiste em fazer uma análise exploratória do número de avistamentos destes cetáceos através de medidas estatísticas descritivas como por exemplo média, mediana, entre outros, e ainda representações gráficas.
Assim, em colaboração com o Mar Ilimitado e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, o objetivo é:
1. Analisar a evolução do número de avistamentos ao longo dos anos; por estação do ano e por mês;
2. Investigar se há diferenças entre o período da manhã e da tarde;
3. Relacionar o número de avistamentos com os valores de clorofila-a e temperatura à superfície do mar, obtidos por satélite.

Nº máximo de alunos: 5

Requisitos: Conhecimentos básicos de R.

Contactos: Sara Magalhães (sara@marilimitado.com), Sónia Cristina (sccristina@ualg.pt) e Clara Cordeiro (ccordei@ualg.pt)

CEAUL_T5: Um modelo estatístico para peixes “peculiares”

Descrição: O goraz é um peixe pescado na costa portuguesa. A maioria nasce macho e posteriormente transforma-se em fêmea. Pretendemos traduzir o ciclo de vida biológico destes peixes para um modelo estatístico de inspiração bayesiana que permita estimar a sua abundância.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Estatística, R e vontade.

Contactos: Rui Martins (rmmartins@fc.ul.pt) e Lisete Sousa (lmsousa@fc.ul.pt).

CEAUL_T6: Microbiota presente em queijos tradicionais portugueses

Descrição: A análise metagenómica dirigida ao rDNA 16S é uma metodologia que permite identificar bactérias presentes em diferentes ambientes, incluindo alimentos fermentados. Estudos anteriores demonstraram que os queijos tradicionais portugueses possuem um elevado número de microrganismos, que são fundamentais para as características organolépticas do produto final.
Neste contexto, o presente estudo pretende analisar dados de metagenómica dirigida (rDNA16S), com o objectivo de comparar a microbiota presente em queijos tradicionais portugueses, produzidos em diferentes anos e regiões do país. para tal, serão usados métodos para análise de dados multivariados, tais como, Análise em Componentes Principais ou Análise Fatorial de Dados Mistos, com recurso a packages do R.

Nº máximo de alunos: 3

Requisitos: Conhecimentos básicos sobre R e sobre Análise Exploratória de Dados Multivariados.

Contactos: Lisete Sousa (lmsousa@fc.ul.pt) e Teresa Semedo (tlemsaddek@fmv.ulisboa.pt)

CEAUL_T7: Avaliação da influência da data da colheita da laranja no conteúdo de açúcar, acidez, peso do fruto e peso de sumo

Descrição: A Frutas Tereso produz e comercializa citrinos desde 1996, sendo uma das mais importantes empresas do setor na região do Algarve. Tendo como base uma agricultura sustentável recorre a boas práticas para obter os melhores resultados. Das oito variedades da laranja plantada pela Frutas Tereso vamos analisar a variedade Newhall produzida no ano 2020-2021. O objetivo desta análise é comparar o conteúdo de açúcar, acidez, peso de fruto e peso de sumo entre duas das datas de colheita, uma realizada em novembro de 2020 e outra em fevereiro de 2021.

Nº máximo de alunos: 2

Requisitos: Conhecimentos básicos de R

Contactos: Diana Tereso (diana@frutastereseo.pt) e Helena Gonçalves (mhgoncal@ualg.pt)

CEAUL_T8: Shadow Researcher: o que é ser um investigador em estatística ecológica?

Descrição: Durante o período definido, apresentarei aos alunos os projetos em que trabalho e os alunos poderão participar nas minhas reuniões de trabalho e assim aprender o que é fazer investigação. Serão expostos aos temas em que trabalho e poderão desenvolver algum trabalho dentro dos projetos que identificarem como mais interessantes. Os meus trabalhos tem a ver com investigação na área de estatística ecológica, focando-se hoje em dia em estimação da abundancia de animais, frequentemente cetáceos, usando dados de acústica passiva. Os alunos serão preferencialmente alunos de biologia com um forte interesse nos aspetos mais quantitativos da mesma. Esta será a segunda edição deste programa.

Nº máximo de alunos: 4

Requisitos: Conhecimentos básicos de R

Contactos: Tiago Marques (tamarques@fc.ul.pt)