AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS

 

  • Liliana Maria Quintão Pereira (lquintao@fc.ul.pt )
    CCMM – Centro de Ciências Moleculares e Materiais / FCUL
  • C6, 4º andar, 3ª feira, sala 6.4.31, – 16h – 18 de Nov 2008
  • Terça-feira, 18 de Novembro de 2008
  • Website: http://ccmm.fc.ul.pt/team/lmpereira.htm

Resumo: (slides da apresentação)

Os aerossóis atmosféricos são de proveniência direta, ou indireta por reação de percursores designadamente gasosos,  de fontes naturais ou antropogénicas. Fatores meteorológicos condicionam a sua origem marinha ou continental, urbana e/ou industrial, etc., e propagação, com transformação, enriquecimento  e deposição, até ao local de amostragem. Ao analisar as características físicas e químicas desses microagregados de partículas, reveste-se da maior importância, identificar e distinguir qualitativa e quantitativamente as diversas contribuições. Para o efeito, têm sido utilizadas  ferramentas estatísticas aumentando  o conteúdo de informação de dados experimentais; é de grande importância aplicar e desenvolver metodologias  adequadas a estes estudos.

3ª feira, dia 18 de Nov 2008 às 16:00 sala 6.4.31.

Com este seminário pretende-se iniciar um ciclo de colaboração com outras unidades de I&D da FCUL, nomedamente com o CCMM. Pretende-se ainda que além dos membros do CEAUL,os alunos MSc assistam e abram os seus horizontes  para temas aplicados a outras áreas de Ciência, e simultaneamente se fomente a desejada cooperação entre unidades de I&D dentro da FCUL.

Observações:

UMAQ/ Urban and Marine Aerosol Chemistry

Um pólo de interesse de Filomena Camões  é a Química Atmosférica. Através da precipitação, o meio aquático sofre influência do meio atmosférico, onde gases e aerossóis sofrem transporte e  transformação afetando a qualidade do ar, o controlo do clima e as propriedades ópticas da atmosfera. Do desenvolvimento de metodologias de amostragem e da adaptação de técnicas analíticas depende o avanço da informação sobre Química Atmosférica. Um plano de amostragem coerente e estrategicamente implementado tem permitido obter localmente dados com interesse à escala global.