Bolseiro:
João Vasco Certal Afonso
Orientador(es):
Giovani Loiola da Silva IST e CEAUL
Tipo de bolsa
Bolsa de Investigação (BII)
Estado do projeto:
Finalizada
Introdução
A análise de modelos espaço-temporais tem tido um avanço ultimamente devido sobretudo à acessibilidade aos sistemas de informação geográfica (GIS) e ao avanço de métodos computacionais (bayesianos). Este plano de trabalhos visa analisar modelos para dados espaço-temporais com taxas ou proporções indexadas por áreas georreferenciadas ou agregadas espacialmente. Modelos hierárquicos bayesianos são aqui adotados para modelar taxas ou proporções, com o uso de funções suavizadoras (splines) visando fornecer uma maior flexibilidade aos efeitos esapaço-temporais não lineares fixos ou aleatórios. A motivação deste trabalho reporta-se a dados de incêndios florestais em Portugal. Os incêndios florestais estão a aumentar como resultado das mudanças climáticas, afetando grandes áreas em várias regiões do mundo, incluindo Portugal continental.
Objetivos
- Explorar a metodologia bayesiana na análise estatística de modelos espaço-temporais para taxas ou proporções,
- Usar software específico para dados espaciais
- Ilustrar a metodologia proposta com a análise de incêndios florestais em Portugal avaliando a sua performance e interpretando os seus principais resultados.
Síntese do Plano de Trabalho
- Elaborar uma pesquisa bibliográfica sobre trabalhos recentes de modelos espaçotemporais para taxas e proporções,
- Empregar modelos lineares e aditivos generalizados mistos para dados espaço-temporais,
- Utilizar software bayesiano baseado em métodos de Monte Carlo via cadeia de Markov (MCMC) ou método de aproximações de Laplace encaixadas e integradas (INLA),
- Analisar dados de incêndios florestais
disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), - Divulgar o trabalho produzido quer em encontros nacionais ou internacionais quer em revista especializada da área.
Resultados Esperados
Espera-se apresentar pelo menos uma comunicação em encontros científicos nacionais ou internacionais, bem como uma publicação de artigo em revistas nacionais ou internacionais da área, com destaque à motivação do trabalho.