Apoio especial Verão com Ciência 2022 – 3982

Orientador(es):

Clara Cordeiro

Tipo de bolsa

Bolsa de Iniciação à Investigação (BII)

Estado do projeto:

Terminado.

O programa de trabalhos tem como objetivos:

  1. Etapa 1 será dedicada ao pré-processamento dos dados: inspeção de observações em falta e existência de outliers. Segue-se a análise exploratória de dados,
  2. Etapa2, onde a Chl-a, as variáveis físicas (temperatura da superfície do mar, transporte Ekman,), químicas (nutrientes) e climáticas (Oscilação do Atlântico Norte) serão sujeitas a várias abordagens gráficas para observar o seu comportamento entre estações e dentro das estações em estudo. A análise e interpretação destes dados dará uma descrição detalhada da evolução temporal das principais características da qualidade da água na região costeira, desde o passado até ao presente.
  3. Etapa 3, serão ajustados modelos matemáticos que incluam vários variáveis preditores. A identificação dos fatores/variáveis que estão relacionados com a qualidade da água e como se relacionam dentro de cada local de estudo serão considerados aquando da construção do modelo.
  4. O modelo final dará várias informações, tais como quais as variáveis que têm um elevado impacto/influência na Chl-a, e relacionar com a qualidade da água de cada estação. Através desta abordagem, pretende-se contribuir para os programas de monitorização das águas costeiras.