Dia Mundial da Estatística 2020 – Statistics in times of Pandemics

  • Local: Plataforma ZOOM – 17:00 – Link  Password: 990769
  • Terça-feira,  20 de outubro de 2020
  • Referência Projeto: UIDB/00006/2020
 

Este ano, celebramos em 20 de outubro de 2020 o terceiro Dia Mundial da Estatística (WSD – World Statistics Day).

O primeiro WSD foi celebrado em 20 de Outubro de 2010 com o tema “Service, professionalism, integrity: celebrating the many contributions and achievements of official statistics”.

Posteriormente, em Junho de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução, na qual o dia 20 de outubro de 2015 foi designado como o segundo WSD, com o tema “Better data, better lives”; além disso, foi decidido celebrar o WSD a cada cinco anos em 20 de outubro.

O WSD 2020 foi lançado pela Comissão de Estatística da ONU na 51ª Sessão, e será comemorado em todo o mundo sob o tema “Connecting the world with data we can trust”, dando destaque à importância da confiança em dados fiáveis nas estatísticas oficiais.

Por outro lado, 2020 também será um ano em que a pandemia de COVID-19 se tornou um tema incontornável. Mais do que nunca, cientistas de todos os ramos investem num esforço conjunto para extrair informações relevantes, tanto quanto possível, de dados classificados como fiáveis. As estatísticas desempenham aqui um papel principal, sem dúvida.

No próximo dia 20 de Outubro, e em comemoração do WSD2020, será realizado um Webinar promovido pelo Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) e pela Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) que contará com a apresentação científica relacionada com o Artigo Convidado com Discussão sobre a COVID-19, enquadrado também no lançamento do número especial da REVSTAT- Statistical Journal, revista científica internacional de acesso aberto, editado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apresentações:

“Statistics in times of Pandemics: The role of Statistical and Epidemiological methods during the COVID-19 emergency” por Baltazar Nunes (DE, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; CISP, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa)

 “A brief appraisal of the COVID-19 Pandemic in Portugal” por Gabriela Gomes (University of Strathclyde, Glasgow, United Kingdom; Universidade do Porto)

Organização:

     

Apoio: