Curva de crescimento infantil na província de Sofala/Moçambique e sua comparação com outros contextos de Moçambique

Bolseiro:

Neto Pascoal

Orientador(es):

Fernando Sequeira (FCUL);

Carlos Geraldes (CEAUL-ISEL) ;

Tipo de bolsa

Bolsa de Doutoramento

Estado do projeto:

A decorrer

Introdução

As curvas de crescimento apresentam-se como um importante instrumento para monitorização do crescimento de crianças e adolescentes, permitindo retirar conclusões sobre as condições associadas ao percurso nutricional da criança. Com efeito, estas são utilizadas como instrumento pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para medição, avaliação e comparação do crescimento dos jovens dos 0 aos 19 anos de idade em cada país/região. O estudo passa pela realização da curva de crescimento infantil em Moçambique utilizando o método Generalized Additive Model for Location, Scale and Shape (GAMLSS) para dados longitudinais, e compará-las com outras curvas de crescimento de outras regiões, através da construção de um teste de hipóteses para o efeito. Sendo que, a criação e uso de referências de crescimento tem um significado muito mais amplo no estudo da variação humana do que simplesmente fornecer uma ferramenta para variação, especialmente em países em desenvolvimento onde o crescimento infantil é pobre e a necessidade de tanto dentro como entre populações, por exemplo, localizando pontos particulares.

Objetivos

O principal objetivo deste estudo passa pela realização da curva de crescimento infantil na província de Sofala/Moçambique utilizando modelos de regressão para dados longitudinais, e compará-las com outras curvas de crescimento de outras regiões de Moçambique, através da construção de um teste de hipóteses para o efeito.

Síntese do Plano de Trabalho

Curvas de referências de crescimento específico da população são importantes para entender o crescimento local em particular Moçambique e compará-las com outras curvas de crescimento de outras regiões. Usando (GAMLSS) para dados longitudinais (medidas antropométricas desde primeiro mês de nascimento até 24 meses de idade), e compará-las com outras curvas de crescimento de outras regiões, através da construção de um teste de hipóteses para o efeito.

A seleção e recrutamento das crianças para o estudo será feita nas unidades sanitárias nos locais em estudo de modo a proporcionar uma amostra de crianças com origem na mesma população do estudo, seguindo os critérios para elegibilidade aplicados as mãe e crianças conforme as recomendações em estudos multicêntricos da (OMS). Para o dimensionamento do tamanho de amostra, diversos cálculos foram realizados, chegando-se à conclusão de que seriam necessárias pelo menos 500 crianças no total.

Espera-se usar escores z e construção de uma referência de velocidade de crescimento de altura e peso usando o método SuperImposition by Translation And Rotation (SITAR). Usando o método Generalized Additive Model for Location, Scale and Shape (GAMLSS), para a criação de curvas de referência decrescimento para crianças locais/rurais em Moçambique. As medidas antropométricas incluem principalmente altura, peso, perímetros craniano/cefálico, perímetro branquial, e índice de massa corporal (IMC).

Na literatura, distinguem entre padrões e referências de crescimentos, elucidando que, padrão indica uma trajetória recomendável, ou prescritiva, de crescimento desejável, à qual todas as crianças deveriam almejar. Enquanto referência seria menos prescritiva e mais descritiva, ao explicar como uma determinada população cresce. Com isso, referências de crescimento permite comparar populações distintas, onde as distribuições de crianças conforme o sexo e a idade são diversas.

Avaliações do crescimento permitem conhecer o estado de bem-estar geral de crianças individualmente, de grupos de crianças, ou da comunidade onde vivem. Acompanhar adequadamente crianças desde seu nascimento permite prevenir e identificar desvios do crescimento normal e alertar sobre problemas gerais de saúde.

Resultados Esperados

Construção de curvas de referência de crescimento infantil que apresenta aspectos inovadores, avaliações do crescimento permitindo conhecer o estado de bem-estar geral de crianças individualmente, de grupos de crianças, ou da comunidade onde vivem. Acompanhar adequadamente crianças desde seu nascimento permite prevenir e identificar desvios do crescimento normal e alertar sobre problemas gerais de saúde.

Referências

[1] Garzón, M.; Pereira-da-Silva, L.; Seixas, J.; Papoila, A.L.; Alves, M. (2019). Comparison of Growth Curve Estimates of Infants in São Tomé Island, Africa, with the WHO Growth Standards: A Birth Cohort Study. Int. J. Environ. Res. Public Health, 16, 1693.

[2] Rigby, R., Stasinopoulos D. (2005). Generalized additive models for location, scale and shape. Applied Statistics 54 (3), 507–554.

[3] Stasinopoulos, D. M., Rigby, R.A., Heller, G., Voudouris, V., De Bastiani, F. (2017). Flexible Regression and Smoothing: Using GAMLSS in R. Chapman and Hall/CRC.

[4] WHO Multicentre Growth Reference Study Group (2009). WHO Child Growth Standards. Growth Velocity Based on Weight, Length and Head Circumference. Methods and Development; World Health Organization.

[5] WHO Multicentre Growth Reference Study Group (2006). WHO Child Growth Standards:Length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-for-height and body mass index-for-age: Methods and development. Geneva: World Health Organization.