Dados Contados – RTP Europa Minha

Infelizmente, não é raro ver na comunicação social informação quantitativa de fonte duvidosa e representada de forma errónea ou, pior, propositadamente enganadora. A rubrica Dados Contados, um segmento do programa Europa Minha, é um projecto do CEAUL em parceria com a RTP que pretende fazer uso de informação numérica e estatística para informar a sociedade civil sobre questões europeias.

Em particular o foco é na posição de Portugal em comparação com a Europa através de um conjunto de indicadores estatísticos obtidos a partir de fontes fidedignas e apresentados com sensibilidade e bom senso do ponto de vista numérico.

Este projeto surge como natural consequência da responsabilidade social do CEAUL e da nossa consciência de que a cidadania plena só pode ser exercida no século XXI por quem detenha uma razoável literacia estatística. Com o primeiro episódio a ter ido para o ar a 2 de abril de 2021, esperamos que a este se juntem muitos mais. Apresentamos aqui a lista de todos os temas já abordados.

Episódio Recente

Em 2020, foram cometidos 22 076 cibercrimes em Portugal. Apenas 7,4% dos crimes registados no país. Apesar de ter aumentado 22% em relação ao ano anterior, o aumento de 2018 para 2019 foi ainda maior: 62,7%.

Aquisição de dados: Carina Silva

Revisão Científica: Carina Silva

Episódios

2 de abril de 2021

Para quase dois milhões de portugueses, é difícil aquecer a casa no inverno ou arrefecê-la no verão. Mais do que frio e calor, o que determina a pobreza energética é a falta de eficiência energética das casas e o contraste entre o preço da eletricidade e o poder de compra.

 

9 de abril de 2021

Menos 530 milhões de bilhetes de cinema, menos 70% das receitas dos museus. Menos mil milhões de passageiros na União Europeia, menos 40 milhões de reservas em hotéis só em Portugal. O impacto da pandemia foi duro nos setores da cultura e turismo.

 

16 de abril de 2021

A União Europeia tem menos de 6% da população mundial. A previsão das Nações Unidas aponta para menos 100 milhões de pessoas até ao final do século, mas a tendência internacional é de crescimento: até 2100, conta-se que haja mais 3 mil milhões de pessoas no planeta.

23 de abril de 2021

Em 2020, a União Europeia recebeu menos 200 mil requerimentos de asilo. Desde 2014 que não havia tão poucos pedidos de ajuda. Ainda assim, quase meio milhão de refugiados recorreram à UE pela primeira vez.

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Marta Rufino e Tiago Marques

Aquisição de dados: Carolina Marques

Revisão Científica: Lisete Sousa e Saghir Bashir

Aquisição de dados: Raquel Correia

Revisão Científica: Saghir Bashir e Tiago Marques

Aquisição de dados: Afonso Barrocal

Revisão Científica: Lisete Sousa e Soraia Pereira

30 de abril de 2021
Quase um quarto das mulheres europeias são pobres. Tanto em Portugal como na União Europeia, são mais as mulheres que os homens a enfrentar risco de pobreza. A desigualdade é maior na população idosa. Ao longo da vida, surge ainda a pobreza menstrual.

Aquisição de dados: Carolina Pestana e Maria Zacarias

Revisão Científica: Luzia Gonçalves e Fernanda Diamantino

7 de maio de 2021

Dois terços dos europeus têm casa própria: são 311 milhões de proprietários na União Europeia. Apenas um terço aluga casa. É a tendência mais comum em todos os Estados-membros, incluindo Portugal. A Alemanha é a única exceção, com 49% da população a viver numa casa arredada.

Aquisição de dados: Luísa Fraga e Beatriz Tempero

Revisão Científica: Ricardo São João e Marta Rufino

14 de maio de 2021
Vivem 22 milhões de imigrantes na União Europeia, de uma população total de 445 milhões de pessoas. A Alemanha é o Estado-membro com maior número de habitantes nascidos fora da União. Portugal tem 400 mil imigrantes.

Aquisição de dados: Afonso Barrocal

Revisão Científica: Soraia Pereira e Lisete Sousa

21 de maio de 2021

Metade dos países da Europa têm boa qualidade de ar. A outra metade, excede os limites da Organização Mundial de Saúde para a quantidade de partículas poluentes no ar. A Bulgária é o país da União Europeia o ar mais poluído. Na Suécia, é onde se respira melhor.

Aquisição de dados: Iúri Correia

Revisão Científica: Rui Martins e Tiago Marques

28 de maio de 2021
Em 2020, foram cometidos 22 076 cibercrimes em Portugal. Apenas 7,4% dos crimes registados no país. Apesar de ter aumentado 22% em relação ao ano anterior, o aumento de 2018 para 2019 foi ainda maior: 62,7%.

Aquisição de dados: Carina Silva

Revisão Científica: Carina Silva

Ficha Técnica

Coordenação Científica:
  • Lisete Sousa
  • Marta Rufino
  • Rui Martins
  • Saghir Bashir
  • Soraia Pereira
  • Tiago Marques

Coordenação Técnica:

  • Carolina Marques (Aquisição de Dados)
  • Raquel Correia (Gestão do Projeto)
Revisão Científica:
  • Fernanda Diamantino
  • Lisete Sousa
  • Luzia Gonçalves
  • Marília Antunes
  • Marta Rufino
  • Ricardo São João
  • Rui Martins
  • Saghir Bashir
  • Soraia Pereira
  • Tiago Marques