Influência da Utilização de Inibidores da Dipeptidil-peptidase-4 na Incidência de Hipoglicémia em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II

 

  • Maria João Silva – Exigo Consultores
  • FCUL (DEIO) – Campo Grande – Bloco C6 Piso 4 – Sala 6.4.31 – 14:30h
  • Quarta-feira, 2 de Março de 2011
 
 Resumo: Uma das complicações associadas à diabetes mellitus tipo II é ocorrência de episódios de hipoglicémia, sendo que a incidência destes episódios poderá estar dependente do tipo de antidiabético oral utilizado. Neste contexto, pretende-se testar a hipótese de os inibidores da dipeptidil-peptidase-4 (DPP-4) terem um efeito negativo na incidência de episódios de internamento por hipoglicémia em Portugal continental.

Neste estudo, de carácter observacional, para além da variável dependente (número de internamentos de diabéticos tipo II por hipoglicémia), são consideradas 6 covariáveis, nomeadamente ano, área geográfica (distrito), consumo relativo de DPP-4, idade, sexo e prevalência de diabetes. Pretende-se, assim, fazer uma análise de riscos num delineamento espaço-temporal, considerando-se 7 anos (2003 a 2009) e os 18 distritos de Portugal Continental. Estudos relativos a problemáticas equivalentes, ou seja, que se debruçam sobre a incidência de determinadas patologias ao longo do tempo e em várias localizações geográficas, têm adotado sistematicamente modelos bayesianos hierárquicos na sua resolução. De facto, têm sido utilizados essencialmente 6 modelos distintos, sendo que estes diferem na forma como modelam a dependência espaço-temporal, ou seja, o segundo nível da hierarquia.

O seminário com o título em epígrafe pretende apresentar o contexto analítico, bem como as fontes de informação e suas limitações e discutir as opções metodológicas para a sua resolução.