Introdução aos Processos Pontuais Espaciais (Seminário âmbito Mestrado Bioestatística)

  • Prof. Doutora Isabel Natário – Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNL e CEAUL
  • FCUL (DEIO) Campo Grande – Bloco C6 Piso 4 – Sala: 6.4.30 – 17:00h
  • Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010
 
 Abstract: Incêndios florestais, achados arqueológicos, descoberta de novas estrelas no firmamento são acontecimentos que tipicamente ocorrem em localizações aleatórias. Quando o nosso interesse reside precisamente nessa característica destes dados (e eventualmente noutras) a modelação estatística que devemos empregar baseia-se nos chamados processos pontuais espaciais.

Se o problema em mãos consiste num conjunto de localizações onde ocorreu o fenómeno em estudo, começamos por estabelecer se essas localizações satisfazem a hipótese de aleatoriedade completa, correspondendo a uma situação de uniformidade da distribuição das localizações (regularidade), ou se pelo contrário o padrão espacial observado pode ser considerado como agregado. Dependendo da nossa conclusão trabalharemos, no primeiro caso, com simples processos de Poisson de taxa proporcional à area em estudo ou, no segundo caso, temos de modelar o padrão espacial agregado através de modelos que levem em conta a dependência espacial evidenciada por esses padrões.

A modelação que se faz no contexto dos processos pontuais espaciais começa por ser tradicionalmente não paramétrica, com o uso de estatísticas resumo, tendo mais recentemente evoluído para a utilização de modelos paramétricos flexíveis, com eventual inclusão de covariáveis, sendo a inferência feita através do método da máxima verosimilhança assistido por métodos numéricos.

Neste seminário faremos uma breve descrição dos modelos mais usuais neste tipo de modelação e para este tipo de dados, numa perspetiva essencialmente aplicada, e recorrendo ao pacote estatístico spatstat do R-project, na apresentação de alguns exemplos reais de aplicação.