SEMINÁRIOS: 1) Modelo para a Construção da Cidade Energeticamente Eficiente 2) Modelos Preditivos para a Estimativa de Risco de Emergência de Doenças Transmitidas por mosquitos: a Realidade por detrás dos Números

 

  • Prof. Miguel Amado – Departamento Engenharia Civil – Faculdade Ciências Tecnologia/UNL – Profª Carla Sousa – Instituto Higiene e Medicina Tropical/UNL
  • FCUL (DEIO) – Campo Grande – Bloco C6 Piso 4 – Sala: 6.4.31 – 14:30h
  • Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014
  • Referência Projeto: Pest-OE/MAT/UI0006/2014
 
Abstract 1:

A palestra desenvolve uma abordagem entre o modelo de cidade e o seu nível de eficiência energética. É desenvolvida uma abordagem à procura do reforço da eficiência energética a nível municipal a qual tem suporte num modelo teórico e em diferentes tecnologias para a monitorização de consumos decorrentes das dinâmicas de ocupação do território, culminando na avaliação da sustentabilidade do modelo de Ordenamento do Território com foco no Município de Oeiras.

Com base na estruturação de um conjunto de medidas e parâmetros a adotar na transformação do uso do solo as novas áreas de expansão estratégicas pretende-se garantir a eficiência energética ao nível do edifício, quarteirão e município, permitindo a utilização pela população da informação relativa ao desempenho através da plataforma E-City em ambiente WEB.

Abstract 2:

A palestra apresenta a perspetiva de um biólogo em relação aos modelos matemáticos comummente utilizados  nas estimativas de risco de (re-)emergência de doenças transmitidas por vetores. Aborda, particularmente, as variáveis bioecológicas, fisiológicas e comportamentais utilizadas nestes modelos e a complexidade metodológica que existe por detrás das suas estimativas.